sábado, 15 de agosto de 2009

Plano de Equipamento e Articulação da Marinha do Brasil - PEAMB

Na semana que se encerra, centenas de oficiais que servem no setor operativo teriam comparecido ao auditório da Escola Naval para a apresentação do PEAMB pelo Estado-Maior da Armada (EMA).
O plano seria um detalhamento do que se discute na blogosfera militar: seis subs nuc até 2047, duas esquadras, presença nas amazônias verde e azul e por aí vai.
Na fase do debate, com intervenções do Chefe do EMA (CEMA), algumas demandas não tiveram respostas razoáveis. O principal exemplo foi o de imóveis para o pessoal que, no RJ, já causa transtornos e gastos de ordem administrativa e que irá aumentar em todo país. O PEAMB só prevê 32.000 imóveis, o que, pela própria apresentação, parece pouco. O CEMA teria dito que não há diretriz que preveja imóveis no RJ e que o plano teve "pés no chão" neste tópico, algo inconsistente com a "ousadia" (palavra do apresentador, o Vice-CEMA), por exemplo, dos seis subnuc. Há rumores de que a parte da platéia que gurne a bordo não gostou desta aparente falta de preocupação com o pessoal. O que teria ocorrido também quando o CEMA disse que as faltas de pessoal nos navios eram da ordem de grandeza de "um cozinheiro aqui, outro ali".
Outro evento que teria ocorrido, mas as fontes não têm registros confiáveis, foi o CEMA rebatendo um post do Blog do Poder Naval. Parece que ele não foi feliz na tentativa.

Nenhum comentário: