Accountability
Os comentários deste
post do Blog do Poder Naval mostram que a mentalidade de segurança e defesa não é a ideal só nos tomadores de decisões. Se a maior parte do público externo que é entusiasta acha que não é necessária accountability, é complicado querer ser "primeiro mundo".
Garreau disse:11 de setembro de 2009 às 19:37
Realmente, o Legislativo brasileiro carece de autoridade moral, mas, daí a achar que contas não devem ser prestadas, vai uma longa distância.
Se queremos ser “primeiro mundo” em segurança e defesa, temos que aceitar certos conceitos que, em nada, minam a autoridade dos chefes militares. Um exemplo foi citado em comentário anterior (pseudônimo antigo, nada francófilo):
“Farragut em 10 Mar, 2009 às 15:28
Se queremos FFAA de primeiro mundo, seria interessante importarmos alguns conceitos como accountability.Digo isto pois este pesadelo logístico deveria ter sido previsto antes da compra ou, caso tenha sido, deveria ser compensado pelos ganhos (tangíveis ou não). Quem deveria prever ou calcular melhor tinha que responder por erros de monta como este.“Accountability
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização[...]“
Read more: http://www.naval.com.br/blog/2009/09/11/deputado-quer-investigar-compra-de-equipamentos-militares/#ixzz1mRMmvVTN
Nenhum comentário:
Postar um comentário