segunda-feira, 3 de junho de 2013

declínio

Cinco estágios do declínio de acordo com o autor Jim Collins:
1 - excesso de confiança proveniente do sucesso. As pessoas se tornam arrogantes sobre o sucesso como praticamente um direito.
2 - busca indisciplinada por mais - mais escala, mais crescimento, mais elogios. Empresas se afastam da criatividade disciplinada que as levou à grandeza, em primeiro lugar, fazendo saltos indisciplinados em áreas onde eles não podem ser grandes ou crescendo mais rápido do que eles podem conseguir com excelência, ou ambos.
3 - negação de risco e perigo. Os líderes da empresa não levam em conta os dados negativos, ampliam os dados positivos e dão uma interpretação positiva sobre dados ambíguos. Quem está no poder começa a culpar fatores externos para contratempos ao invés de aceitar a responsabilidade.
4 -  luta desesperada pela salvação. A "salvação" passa por um carismático líder visionário, uma estratégia ousada, mas não testada, uma transformação radical, uma aquisição que "mudará o jogo" ou outras soluções tipo "bala de prata".
5 - capitulação à irrelevância ou morte. O acúmulo de contratempos e de caros falsos inícios erodem a força financeira e os espíritos individuais, de tal forma que os líderes abandonam toda a esperança de construir um grande futuro. Há casos em que a instituição atrofias até a  insignificância.
Toda comparação do mundo militar com o corporativo é inexata por natureza, mas as semelhanças não devem ser desprezadas.

Nenhum comentário: